

LEGAL
BRANDING
"A construção de uma reputação jurídica deve ser planejada
nos mínimos
detalhes
"
A gestão da marca, algo já muito claro para o mundo empresarial, ainda causa estranheza no universo jurídico.
Código de Ética e Disciplina estabelecido pela OAB que restringe algumas práticas publicitárias no âmbito jurídico.
Devemos em primeira instância, esclarecer que Branding não deve ser entendido como uma ferramenta para a captação de clientes.
Nossa metodologia de trabalho,
respeita
A construção da reputação de um escritório de advocacia deve estar pautada em Investir em
O branding se apresenta como um importante componente para fortalecer a imagem profissional
Nossa abordagem, não contempla apenas . . . mas sim,
Nossa As estratégias baseadas no Legal Branding oportunizam o fortalecimento da reputação jurídica, pois integra diferentes
Embora o branding seja amplamente discutido no mundo empresarial, sua concepção ainda causa estranheza no universo jurídico. Isso ocorre porque, no Brasil, ainda há um pensamento de que a gestão de marca para advogados é uma prática proibida.
Essa mentalidade se deve principalmente ao Código de Ética e Disciplina estabelecido pela OAB, que restringe algumas práticas publicitárias no âmbito jurídico. Porém, o pensamento de que o branding é algo ilegítimo para escritórios de advocacia não passa de uma interpretação equivocada.
profissional,
Além de garantir o posicionamento de sua marca, as ações de branding podem ampliar as oportunidades de ministrar palestras, dar entrevistas e publicar livros. Isto porque a construção de uma identidade visual forte atrelada à criação de conteúdos relevantes aumentará sua autoridade em sua especialidade de direito
ações de branding é o primeiro passo para construir a reputação e reconhecimento de um escritório de advocacia. Afinal, sem uma imagem sólida e uma comunicação efetiva, é impossível captar clientes e fechar novos contratos.
Para o alcance deste objetivo, a construção de sua marca profissional/de seu escritório,
é imprescindível uma visão holística e integrada, constituída por estratégias de design (elementos de identidade visual, como por exemplo: logotipo, cartão de visita e papel timbrado); estratégias de comunicação (informativos institucionais) e estratégias de marketing.
Uma abordagem mais ampla, permite maior alcande
No entanto, para que a construção de sua marca seja realmente valiosa para o crescimento do seu escritório, é essencial investir em um projeto completo, que inclua não somente o design de logotipo, cartão de visitas e papéis timbrados, mas também um site institucional com vídeo de apresentação, artigos jurídicos, entre outros elementos que compõem o “enxoval” de identidade visual.
O processo da Lexicom para a construção da reputação de sua marca é constituído por 5 etapas, como pode ser visualizado no esquema abaixo:
IDENTIDADE
DIAGNOSTICO
IDENTIDADE
PLATAFORMA
EXPERIENCIA
GESTAO
+ Projeto da Arquitetura Comercial;
+ Relatórios Institucionais;
+ Comunicação Interna;
+ Comunicação para o mercado;
+ Estratégias de Marketing;
+ Desenvolvimento de Sites corporativos;
+ Estratégias para Marketing Digital;
+ Gerenciamento de Redes Sociais
ETAPA 01 - DIAGNOSTICO
A primeira etapa deste processo entendemos a realidade de nosso cliente
a partir de uma abordagem multidimensional
ETAPA 02 - PLATAFORMA
Nesta etapa construímos
os drivers que vão conformar a cultura da marca de nossos clientes a partir de um processo colaborativo
ETAPA 03 - IDENTIDADE
Nesta etapa desenvolvemos os elementos do Sistema de Identidade que irá distinguir a marca de nossos clientes de seus concorrentes
ETAPA 04 - EXPERIENCIA
Nesta etapa projetamos as estratégias de interação da marca com seus públicos
São implantadas as estratégias de Design,
Comunicação e Marketing on e off line.
ETAPA 05 - GESTAO
+ Abordagem qualitativa e em profundidade;
+ Entrevistas com o público interno/externo à marca;
+ Análise do Sistema de Identidade da marca;
+ Análise da segmentação de mercado - Benchmarking;
+ Análise das estratégias de comunicação e marketing
+ Definição do DNA da Marca ;
+ Definição do Propósito da Marca;;
+ Definição do Posicionamento da Marca;
+ Alinhamento Interno;
+ Endomarketing/engajamento
+ Definição do Sistema de Identidade da Marca;
+ Identidade Nominal - Naming;
+ Identidade Visual - logotipo | aplicações | sinalização;
+ Identidade Verbal - expressão verbal da marca
+ Projeto da Arquitetura Comercial;
+ Relatórios Institucionais;
+ Comunicação Interna;
+ Comunicação para o mercado;
+ Estratégias de Marketing;
+ Desenvolvimento de Sites corporativos;
+ Estratégias para Marketing Digital;
+ Gerenciamento de Redes Sociais
Nesta etapa projetamos as métricas para
gerenciamento das estratégias e ações
implantadas
diagnóstico
Entender a realidade da marca a partir
de uma abordagem multidimensional
plataforma
definir os drivers para alinhamento da cultura
da marca a partir de um processo colaborativo
identidade
desenvolver os Sistema de Identidade que
irá distinguir a marca de seus concorrentes
experiência
projetar as experiência da marca com
seus públicos e em todos os pontos de contato.
gestão
implementar métricas para gerenciamento
das estratégias e ações implantadas